top of page

Tema:

O tema do VII FBPARTES é “Pele da Arte". Emergiu de reflexões sobre a Arte como lugar de percepção sensível a experiências em seus processos, a investigações em seus modi operandi. Tal como na Pele, esta sensibilidade é propícia a marcas, sinais e cicatrizes que cartografam caminhos, trajetórias, trilhas, encruzilhadas, que distinguem, identificam. 

A Pele da Arte é a Pele do Corpo: Arte que veste o Corpo, reveste-o e o atravessa por meio e nas próprias disposições gestuais, sonoras e imagéticas desse Corpo. A Pele é o limite-mediador, o espaço do “entre”, da percepção da diversidade, do exercício da alteridade-interação: superfície x profundidade, dentro x fora, interno x externo, intra x extra x inter, local x global.

Aqui, nessa Pele do Corpo que é Pele da Arte, se concretiza e se revela a Cultura.

A Pele da Arte, então, se “estica”, pelos espaços para além do Corpo, em trânsitos espaciais e temporais – arteriais por onde circula a Arte/ Cultura, deixando perceber pistas, traços, como um mapa, uma cartografia na própria Pele: da Arte, do Corpo, da Cultura.

O exposto revela a abrangência do tema deste VII FBPARTES: discussões e produções inseridas no ambiente acadêmico, lócus de ensino, pesquisa e extensão, exploradas pela área das Artes, Letras e Ciências, estimulando que se estabeleça, entre estas, interfaces, num caleidoscópio de temáticas que compõem e envolvem a cultura inscrita no Corpo e para além do espaço desse corpo. Tais temáticas, transitam pelo urbano pela aldeia, por tribos, pelas arteriais de um ao outro, e compõem a Pele da Arte, tema e objeto deste evento.

É esse o sentido do trânsito do VII FBPARTES pelos espaços aos quais está imbricado: sua sede, o Teatro do Gasômetro, o Parque da Residência, o Museu Emílio Goeldi, escolas do entorno, Mercado de São Brás... um longo corredor atravessado por outros tantos, revelando a amplitude e a densidade de sua relação com a cidade. A Pele da Arte, a Pele da Cidade, a Pele do Corpo, a Pele da Cultura...

 

Eixos:

Como ocorreu no V e VI fóruns, as linhas de pesquisa do PPGARTES também são os eixos do VII Fórum. Com elas, à luz do tema “Pele da Arte”, devem dialogar os trabalhos submetidos para as sessões Artísticas, de Comunicações e Pôsteres. A opção pelas linhas de pesquisa do PPGARTES tem sido um modo encontrado para dialogar com produções acadêmicas que sejam atravessadas ou que as atravessem. As linhas são as seguintes:

 

              POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES.

Artigos sobre estudos prático-reflexivos relativos à produção e atuação artística, considerando-se a diversidade de expressões, linguagens, performances, espetacularidades, metodologias, suportes e tecnologias.

 

              TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES.

Artigos relativos a estudos sobre teorias do conhecimento nas artes e suas perspectivas epistêmicas em conexões inter e transdisciplinares com outras áreas do conhecimento. Contribuições das práticas e modalidades dos saberes em arte nas interfaces entre o local e o global e no diálogo entre culturas.

 

              HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES.

Artigos em torno de estudos teórico-aplicados sobre modalidades de expressão, métodos e práticas artísticas na história, na crítica e na educação, considerando seus respectivos aspectos disciplinares, inter e transdisciplinares.

 

Sub-áreas

Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança, Design, Música, Teatro - disciplinarmente ou em Interfaces.

Objetivos

- Situar-se em posição de referência de discussões sociais por meio da produção e fruição das expressões artísticas comunitárias e acadêmicas;

- Consolidar o Fórum Bienal de Pesquisa em Artes como espaço de discussão e reflexão sistemático sobre a produção artística e o desenvolvimento de pesquisas nas diversas linguagens artísticas, promovendo possibilidades de interfaces com as diversas áreas do conhecimento;

- Estimular a divulgação de pesquisas em arte;

- Fomentar o intercâmbio entre pesquisadores no âmbito local, regional, nacional e internacional, em particular, as universidades filiadas à UNAMAZ;

- Difundir novas técnicas e metodologias relativas à pesquisa e ao ensino em arte em diferentes linguagens.

- Contribuir para o fortalecimento dos PPGs em Artes e em suas subáreas.

bottom of page